E-mail para contato:

adriano.elizeu@gmail.com

Siga o blog aqui.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Esquema Elétrico Fusca Completo


35 comentários:

  1. PERFEITO ESTE ESQUEMA
    PARABÉNS A QUEM POSTOU!!!!!

    ResponderExcluir
  2. amigo, parabens, vc tem do puma? gte 1980?

    ResponderExcluir
  3. Amigos tenho um fusca 1975 com o motor 1600 do Itamar, os faróis estão funcionando alta e baixa mas as sinaleiras traseiras e dianteiras não ligam,, lâmpadas estão ok, chicote tbm..... Creio que seja fusível ou algum relé, infelizmente não sei qual a posição dos fusiveis, se eles tem ordem.e nem.qual e o relé das sinaleiras..... Caso saibam me explicar desde já agradeço abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo você pode imprimir o esquema em folha A4 (comum) e visualizar melhor o diagrama acima, ou clique com o botão direito e abra uma nova página e na lá passe o mouse no diagrama que aparecerá (+) clicando o diagrama aumenta de tamanho e você pode ver bem todo o diagrama.

      Agora veja a caixa de fusível que a posição dos mesmos está em ordem decrescente e siga os fios começando pelas sinaleiras que por aqui chamo de lanternas, siga e verá que tanto a dianteira ou a traseira terminam no fusível de número 11 de 2,5A.

      A lâmpada traseira é a X1 fio cinza e dianteira fio marrom (chicote original) e no seu caso veja o segundo fusível sendo o primeiro que está próximo a porta e na extremidade da caixa de fusível esse é o responsável pela alimentação das luzes, veja também que seguindo o mesmo ele vem da chave de luz terminal 58 a chave de luz está acima da caixa de fusível vendo pelo diagrama.

      Não existe um relê para as lanternas pelo diagrama original veja que eu estou me baseando no diagrama do fusca 76 que também é compatível com o seu.

      Agora se o fusível estiver queimado é sinal que houve um curto entre o positivo e negativo pode verificar os soquetes das lâmpadas se não estão oxidados, existe outras maneiras de testar o circuito jogando um positivo no fusível em questão para ver se as lâmpadas acendem tome cuidado para não encostar na lataria que faz negativo dê uma olhada e nos fale para que possamos acompanhar e ajudar outros que virão.

      Obrigado por visualizar o blog.

      Excluir
  4. Alguém pode me ajudar meu fusca ano 80 eletrônico parou de caregar a bateria aí fiz vários testes para saber se era regulador ou dínamo. ..pra encurta o causo desliguei td da bateria dínamo regulador e quando funciona o motor na bateria chega 22 a 40 volts conforme aceleração. ..de onde vem essa voltagem. .?

    ResponderExcluir
  5. Achei este Esquema excelente, fiz uma copia mas ficou embaçado não tem como ler, se fosse posivel gostaria de um original por email

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo mande seu e-mail aqui na caixa de comentários que eu lhe envio.

      Excluir
    2. Ola boa noite comprei um fusca
      E estou a repara tudo até a parte eletrica podia me mandar por email a parte eletrica sff.
      O fusca é de 1970 motor 1300.
      Meu email é rmlg1974@hotmail.com
      Muito obrigado

      Excluir
    3. Amigo copie o diagrama acima ou procure no índice que irá achar, obrigado.

      Excluir
    4. Pode me enviar tbm.... vanderchicle@hotmail.com

      Excluir
    5. Gostaria que enviasse pra mim tbm....

      Excluir
  6. Tenho um palio 97 1.0 mpi 8v ele soltou um cabo vermelho positivo que vem da bateria passa pelo motor de arranque e depois não sei mais pra onde vai depois que ele soltou parou de funcionar marcado de combustível cetas e luz de ré e também o marcador de temperatura ne ajudem

    ResponderExcluir
  7. Tenho um palio 97 1.0 mpi 8v ele soltou um cabo vermelho positivo que vem da bateria passa pelo motor de arranque e depois não sei mais pra onde vai depois que ele soltou parou de funcionar marcado de combustível cetas e luz de ré e também o marcador de temperatura ne ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo no link:

      http://correntecontinuaautomotiva.blogspot.com.br/search/label/Esquema%20El%C3%A9trico%20Palio%2097%20a%2002

      Caso tenha algum conhecimento de eletricidade pode consultar o link onde está o diagrama do palio 97 mas sendo o contrário teria como mandar fotos do tal cabo?

      Excluir
  8. Meu fusca e 1982 tem no painel tem uma lâmpada que sinaliza o sistema de freio não achei nenhum esquema compatível pra saber onde e ligado esse circuito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar falando do freio de mão, correto? Ele é ligado a um botão de pressão que fica preso assim que se abaixo a alavanca do mesmo, com a alavanca levantada o botão é acionado e envia o sinal negativo até a lâmpada do painel, esse botão é encontrado em site de vendas e fia posicionado embaixo da alavanca de freio.

      Excluir
  9. Tenta visualizar nessa imagem pra você entender melhor seria o indicador 6 .

    https://onedrive.live.com/?id=9B4188A4885837CD!154&cid=9B4188A4885837CD&group=0&parId=9B4188A4885837CD!119&o=OneUp

    ResponderExcluir
  10. Ok acho que entendi, para acontecer o que está descrito no texto essa lâmpada tem que ser ligada a um interruptor de pressão do tipo o do óleo do motor ou seja quando liga a ignição a lâmpada do óleo acende e ao funcionar o motor ela apaga pois o interruptor abre o circuito pois o óleo do motor estaria fazendo pressão sobre ele e essa lâmpada faz a mesma coisa, por isso que ele diz que quando acionar o pedal e a lâmpada acender é sinal que não há pressão de fluido no sistema, bom a meu ver o único local que ela possa ser ligada é em um dos interruptores de óleo que existe no cilindro mestre do carro, o fusca do meu pai que é um 84 tem cilindro mestre com dois interruptores de óleo e com certeza ela é ligada em um deles, é preciso fazer um teste nos fios até a lâmpada para verificar. como eu já vi essa lâmpada ligada a um botão na alavanca do freio de mão eu nunca suspeitaria isso,

    Resumindo a lâmpada acende ao ligar a chave de ignição e apaga quando o motor funciona e quando aciona o pedal de freio e a lâmpada acende com a chave ligada é sinal que não há pressão de fluido existente no sistema de freio, é somente o cilindro mestre teria condições de ter um interruptor de pressão para isso, lá tem dois e um deles faz esse papel, obrigado por visualizar o blog escreve sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim obrigado agora o que vc entendeu queria saber onde vai esse cabo pois no meu ele foi cortado não sei qual dos 2 interruptor de óleo ele vai e se tem outro cabo que vai com ele junto um dos cabos que vai pra ignição e GND e o segundo ta cortado mesmo se ele fosse pra uma perinha de óleo precisaria de um VCC do outro lado .
      Provável mente o fusca do teu o pai o circuito esteja intacto voce poderia ver onde ele e ligado .

      Excluir
    2. Amigo Deilson vou dar uma olhada amanha e te digo por aqui o que eu vi, ok?

      Excluir
    3. Valeu muito obrigado perdi muitas e muitas horas e não consegui ver em nenhum site ou fórum provavelmente que usa como indicador de freio de mão fez alguma gambiarra .

      Excluir
    4. Amigo vi os fios mas estão descolorados mas possivelmente os dois sensores trabalham diferente um do outro pois se não for assim não há indicação de freio acionado nas lanternas e nem a luz apagaria no painel, vou continuar pesquisando.

      Excluir
  11. Olá amigo, tenho um fusca 1984 1600 gasolina, o sistema de ignição dele é a eletrônica, o esquema é igual ao postado acima ? Tou precisando trocar o fio positivo da bobina, mas não conheço o esquema elétrico do carro. Se puder me ajudar agradeço. Me informa também qual o melhor fio para ser utilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fio que vai para a bobina é um fio chamado "resistivo" e olhando o esquema acima você irá ver que sai da chave de ignição terminal 15 e chega direto na caixa de fusíveis fio de 1,5mm esse esquema não é 100% igual do seu carro mas serve como base pois algumas coisas não mudam sua configuração tipo essa que expliquei acima.

      Veja essa explicação bem mais detalhada:

      Alinhe o corte em “V” da polia com a emenda das carcaças do bloco do motor. Nesta posição o rotor fica apontando para o cabo de vela do 1º cilindro e na marca do distribuidor.

      Com relação as bobinas lhe esclareço que elas tem diferencias entre si. Para a ignição eletrônica a bobina recomendada é a KW vermelha n.º 9 220 081 067, uma bobina mais fraca como a E 12 (alumínio) ou K 12 (azul) não terão um bom desempenho provocando falhas na ignição.
      Instale fio resistivo (feito de níquel-cromo) entre a chave de ignição e o borne 15 (positivo) da bobina de ignição.

      O cabo resistivo tem por finalidade criar uma queda de tensão na bobina de ignição, assim ao invés da mesma ser alimentada com 12 volts ou mais como é costume (até 14 volts com o motor em funcionamento), a mesma será alimentada com uma tensão de aproximadamente 9V. Isso contribui com o aumento da sua vida útil, uma vez que essa tensão é suficiente para manter as características do sistema sem aquecer a bobina.

      Você até poderá utilizar um fio comum para isso e não notará nenhuma diferença em termos de funcionamento logo de início. Com o tempo, a bobina vai se envelhecendo e vai perdendo suas propriedades eletromagnéticas, assim, um calor um pouco maior aplicado sobre ele poderá provocar falhas em seu funcionamento.

      Mantenha sempre as características originais do sistema. A resistência do cabo é de aproximadamente 0,8 ohms, se não tiver o fio resistivo, num desmanche com certeza você irá encontrar um pedaço desse fio num chicote de algum veículo desmontado. Se não achar, poderá comprar um resistor de 0,8 ohms em qualquer loja de eletrônica. Utilize um resistor de pelo menos 5W de potência.

      Mantenha-nos a par do seu problema para que outros colegas sejam ajudados.

      Excluir
  12. Amigo tenho um Fusca 1984 1600 gasolina, ignição eletrônica, o esquema acima é o mesmo ? Estou precisando substituir o fio positivo da bobina, poderia me ajudar ? Qual o fio ideal ? Abraços.

    ResponderExcluir
  13. tribalwarsfenix@hotmail.com por favor preciso sistema elétrico fusca 1974

    ResponderExcluir
  14. diagrama do palio ex 1.0 ano 1998 que tiver manda pra mim
    wesleyalves019@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Excellent diagram!! Best I have seen.
    1. Can you please email me a file of it to: lreed@novadefense.com

    2. Is there available any translated copy in English?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite ... Eu tirei a caixa de fuzivel do Fusca 74 para limpar e quando coloquei de volta os fios a seta não pisca só fica um lado acesso direto e o fusível queima vc sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Muito bom o esquema elétrico. Vai ajudar bastante.
    Obrigado.
    Carlos Alberto - BKTEL

    ResponderExcluir
  18. Eu quero fazer o chicote do fusca 71, você tem a lista de materiais e medidas dos cabos e todos os conectores ou até mesmo a cama de pregos???

    ResponderExcluir